Elon Musk: Porque ele sonha tão grande e o que podemos aprender


Quase todos os meios de comunicação falaram sobre a criação e o lançamento do Hyperloop(um transporte tubular para pessoas, algo como uma comboio supersônico), pelo Elon Musk, o Tony Stark, em carne, osso e imaginação.

 

Tony, digo, Elon Musk em seu modelo Tesla.
Tony, digo, Elon Musk em seu modelo Tesla.

É um idéia excitante: viajar pelas maiores cidades dos EUA, na velocidade do som, a preço de viagem de avião.

 

Hyperloop: o começo do fim das distâncias
Hyperloop: o começo do fim das distâncias

Esta não é a primeira idéia surpreendente do Sul Africano, Elon  Musk. Na graduação, ele criou o sistema de pagamento online PayPall, com a venda dessa empresa, ele criou a Tesla, uma fábrica de carros elétricos, uma companhia de ônibus espaciais, chamada Space X, essas são só as principais e mais conhecidas obras dele.

Junto com Steve jobs, Richard Branson e Bill Gates, Musk faz parte de um grupo de criadores modernos, que pensam de uma forma unicamente genuína, com idéias aplicáveis no mundo real, e que com certeza, trazem um enorme impacto positivos em nossas vidas.

Pesquisando a vida de Musk, pode ser tiradas algumas conclusões de porque ele sonha (e realiza) tão grande! Aqui vão algumas delas:

  • Ele é um leitor voraz – Sua mãe diz que quando criança, toda vez que eles iam passear, ele sempre sumia… e ela sempre encontrava ele em uma livraria. Ele sempre preferiu a leitura, do que jogos(seja qual forem). Hoje, ele possui uma vasta biblioteca, onde encontra-se livros de todos os assuntos possíveis: decoração, economia, engenharia, administração, espaço, design, fotografia… enfim, parece que seu apetite por livros, realmente faz bem!
  • Ele tem capital para isso – A criatividade pode aflorar de qualquer jeito, mas, existem duas maneiras que colabora: se você for muito pobre(você vai ser forçado a criar coisas para melhorar sua vida) ou se você for muito rico(você terá muito dinheiro para gastar com suas idéias fantásticas). Elon Musk, tem muito dinheiro! Com a venda do PayPall, todo o dinheiro que ele possui, ele investe em seus novos projetos! Ele não precisa de permissão para realizar testes, e nem tem que passar por comitês para ver se sua idéia será aprovada e qual o orçamento. “Eu não estou tentando fazer uma tonelada de dinheiro com isso, mas eu gostaria de vê-lo se concretizar “, disse ele ontem sobre o Hyperloop. “Eu acho que pode ajudar se eu construí um modelo.”
  • Ele tem uma perspectiva global – Nascido na África do Sul, Musk trabalhou em uma fazenda no Canadá antes de frequentar a universidade da Pensilvânia e Califórnia. Ele viaja extensivamente para trabalho e lazer (ilhas, viagens por estrada, etc), o que o coloca em contato com pessoas de diferentes origens, pessoas com diferentes perspectivas e valores na vida. Confrontando e explorar novas pessoas, lugares, idéias, estimula o pensamento novo.
  • Ele tem filhos – Ouvimos várias vezes que quando as pessoas têm filhos toda a sua perspectiva sobre a sustentabilidade e qualidade de vida muda. Musk tem cinco filhos de seu primeiro casamento com Justine Musk. Razão pela qual os seres humanos devem se mover para colonizar Marte, é a preocupação com o futuro. “As crianças são incríveis”, ele sempre diz.
  • Ele estuda história – No pronunciamento sobre o Hyperloop, ele usou em sua discurso fala de Nicola Tesla; Catarina, a Grande; e Henry Fielding. Aqueles que conhecem o passado, tem o poder de mudar o futuro.
  • Ele é “ligado” na cultura pop – Musk não é um cérebro rico mimado longe da realidade. O cara ouve a todos, de Adele a Robbie Williams. Ele gosta de filmes. Ele vai para os clubes (onde ele conheceu sua segunda esposa, a atriz britânica Talulah Riley). Ele joga videogames. Trata-se de uma boa diversão – saídas para relaxamento e potenciais fontes de inspiração (a sua ideia para o Hyperloop veio sentado no trânsito enlouquecedor , por exemplo).
  • Ele é um gênio – Um sinal de inteligência é uma mente capaz de comunicar idéias complexas em termos simples. Para ser capaz de descrever, por exemplo, a tecnologia e a física por trás de um trem em tubo que viaja na velocidade do som em um relatório de 57 páginas que o leitor (leigo nessa área)pode facilmente digerir e (melhor ainda) achar interessante. Ah, e ele é o único cidadão privado na história do homem a enviar com sucesso um foguete e fazer ele retornar, intacto. Não é pouca coisa.

(Adaptado de: Elon Musk’s Hyperloop: Why He Dreams So Big, disponivel em http://www.forbes.com/sites/hannahelliott/2013/08/13/elon-musks-hyperloop-why-he-dreams-so-big/)

Anúncios

2 comentários em “Elon Musk: Porque ele sonha tão grande e o que podemos aprender

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s