[REVIEW] Vale do Silício – Entenda como funciona a região mais inovadora do planeta


Esse é o meu quarto livro em 2015. Diferentemente dos outros, esse livro não foi publicado por nenhuma editora e não custou nenhum centavo. Como isso é possível?

Reinaldo Normand, escreveu o livro é ao invés de fazer a venda, resolveu disponibilizar o livro para download! E mesmo sem pagar nada, o livro é riquíssimo de detalhes e ideias…

Fonte: http://valedosilicio.com/
Fonte: http://valedosilicio.com/

O livro é divido em 2 partes – a primeira é “Entendendo o Vale” e a segunda parte, “Inovando em outros ambientes”.

Na primeira parte, conhecemos a vida profissional do empreendedor Reinaldo Normand, um brasileiro que decidiu se mudar para os Estados Unidos, mais especificamente no Vale do Silício. Para entendermos melhor esse livro, precisamos entender porque o Vale do Silício “é o que é” e depois, é preciso que se saiba o conceito de startup.

O Vale é conhecido por ser a região mais inovadora do mundo, foi lá que surgiram empresas como HP, Apple, Facebook, Google e até a PlayKids. Todas as empresas que mudaram o mundo de alguma forma, surgiram nesse ambiente. Mas, qual a origem dessa inovação aliada ao empreendedorismo?

Bom, em 1849, nos Estados Unidos aconteceu a corrida do ouro. Todo mundo queria garimpar para ficar rico, e uma das muitas regiões em que as pessoas iam em busca do “sonho dourado” era em São Francisco. Nesse local que hoje é o Vale do Silício, muitas pessoas se instalaram para construir empresas que atendessem aos mineiros: hotéis, restaurantes, mercados, farmácias e vendas de ferramentas são alguns dos exemplos. Essas pessoas tinham um sonho em comum, construir um empreendimento do zero! Essa psique, esse espirito empreendedor, está até hoje nesse local. Nos tempos atuais, os empreendedores do Vale, sempre ajudam a próxima geração, fazendo perpetuar essa ideia: Bill Hewlett(HP) aconselhou Steve Jobs(Apple), que por sua vez, aconselhou  Mark Zuckerberg(Facebook), por exemplo.

Startup, segundo o autor do livro –  ” É uma empresa que começa sem dinheiro, com uma ideia na cabeça e visão de longo prazo. Seu ativo mais importante são os fundadores e sua equipe. Startups são diferentes de empresas tradicionais, como uma consultoria, em dois pontos principais: (…)essas empresas precisam ter um crescimento exponencial(também chamado de escalabilidade), ou seja, atingir o maior números de pessoas possível; esse tipo de empresa precisa ter seu produto ou serviço sendo usado repetidamente(repetibilidade é o nome correto). Um exemplo de startup é o YouTube, que tem escalabilidade e repetibilidade. Os empreendedores, no criação da startup focam primeiro nesses dois quesitos, e depois pensam na forma de remunerar seus produtos.

Dentre muitos aprendizados que eu tive ao ler esse livro, fui marcado por duas ideias… “marcado” é a palavra correta, porque enquanto eu lia isso, foi como se eu recebesse um tapa na cara e acordasse! Veio em boa hora!

A primeira é o “Valor da ideia”. Reinaldo diz no livro, que no Vale do Silicio, você pode tomar café com uma pessoa que você nem conhece e essa pessoa pode te contar uma ideia que ela está desenvolvendo sem cerimônia. As pessoas fazem isso, porque, a IDEIA não vale nada! o que importa é a execução. Na nossa cabeça, tudo é possível, quantas ideias geniais não temos enquanto tomamos banho, por exemplo? mas, poucas ou nenhuma delas saem do papel. Existe uma montanha quase intransponível entre a IDEIA e a EXECUÇÃO. Ou seja, menos ideias e mais execução! (Primeiro tapa na cara)

Não adianta ter a "sacada de gênio", se você não vai aproveitar(leia-se executar) Fonte: Whatsapp
Não adianta ter a “sacada de gênio”, se você não vai aproveitar(leia-se executar)
Fonte: Whatsapp

“Método científico”, foi a segunda ideia essencial que eu aprendi. Quando fazemos uma pesquisa científica, podemos fazer da seguinte maneira, observar sistematicamente os fatos, em seguida realizar experiências, deduções lógicas e consequentemente, a comprovação científica dos resultados ou validação das hipóteses. Aplicar isso nas empresas ou startups, é ter uma ideia, preparar a execução e conforme o público alvo reagir, você modifica até chegar na versão final do seu produto! O lema do Vale é “Se você não se envergonhar da primeira versão de se produto é porque lançou tarde demais”. (Segundo tapa!)

Fiquei muito feliz em ter conhecido e lido esse livro, porque através dele, muita coisa mudou no meu cérebro e as ideias aprendidas nele, já estão sendo aplicadas! A melhor coisa que existe, é você aprender uma ideia e aplicá-la! De nada adiantaria esse investimento de tempo na leitura de um livro sem um retorno! Recomendo esse livro fortemente para todos que estão com vontade de empreender.

Você pode baixar o livro no endereço: http://valedosilicio.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s