#3 dicas de como melhorar nossa autoconfiança utilizando nossa linguagem corporal


Analisando os dados estatísticos desse blog, vi que o post mais lido de todos era o: 6 dicas para lidar com pessoas que duvidam da sua capacidade de ser bem sucedido. Percebi que a procura por esse post ou por assuntos relacionados a isso, não é uma questão externa e sim muito mais interna. Explico.

Quando achamos que existe alguém que tem dúvidas de nossa capacidade, isso com certeza, está nos afetando. Mas, isso só é um problema, não porque o outro está duvidando de você, mas porque nós mesmos não temos uma confiança suficiente para sermos “poderosos” e termos atitude de desenvolver nossos projetos pessoais e profissionais. Não estamos presente naquela ação, não existe uma integração – corpo + mente + atitude.

Esse medo do que o outro acha de nós mesmo e o quanto isso no atrapalha, é a soma de um conjunto de reações psicológicas, físicas e fisiológicas. Quando nosso corpo produz mais cortisol do que testosterona, nos sentimos menos poderosos e menos confiantes, consequentemente nosso nível de estresse aumenta. Quando isso acontece, não conseguimos ser pessoas confiantes, deixando muitas vezes nossa verdadeira capacidade oculta. Como mudar isso? Simples, de acordo com uma psicóloga e pesquisadora de Harvard, chamada Ammy Cuddy.

Cuddy, tem uma palestra em um Ted Talks, que deveria ter sua veiculação expandida a todos os canais abertos do mundo, sério, não estou exagerando. O estudo dela é tão profundo e transformador, que  merece ser compartilhado a todo mundo. Se você ainda não conhece o vídeo, clique aqui para assisti-lo.

Basicamente ela diz que nossa linguagem corporal afeta em muita nossa presença, e nossa presença, influi no resultado de nossa autoconfiança. Você deve estar se perguntando como melhorar nossa confiança, então sem mais delongas, algumas dicas, extraídas da palestra e do livro dela intitulado: O Poder da presença.

#Dica 1 – Postura

Antes de qualquer evento em que você precise diminuir seu nível de estresse e aumentar seu nível de poder, pratique poses de poder. Iguais as fotos abaixo:

mmaravilha

 

Mão na cintura, postura ereta e olhar altivo. Pratique isso por 2 minutos, e seu nível de cortisol terá diminuído e seu nível de testosterona aumentando, sua autoconfiança terá aumentado e bingo, seu desempenho será muito melhor.

#Dica 2 – Cutucão

Pense em quais os autocutucões que você pode se dar, para se pensar em si mesmo como uma pessoa melhor. Nos podemos modificar nosso futuro modificando nossa interação com o presente, de forma lenta e gradual. Se você tem medo de falar em público, ao invés de se fechar e nunca tentar falar em público, vá tentando gradualmente falar com mais pessoas, até conseguir falar com um público considerável. Pense em quais objetivos você não alcança por uma limitação criada na sua cabeça e como você pode criar pequenos estratagemas (ou cutucões) para vencer isso dia-a-dia.

#Dica 3 – Finja até conseguir

Essa dica é fácil, se você quer ser um ótimo professor por exemplo, comece a agir como um… se vista como um, fale como um, analise uma pessoa desse setor que você tenha identificação e admire e comece a imita-lo. Mesmo que no começo você pisa na bola e se decepcione, mas finja que você é aquela pessoa que você quer ser tornar… até que você não precise mais fingir e se torne um.

A própria Ammy Cuddy, deu inicio a essa pesquisa, porque ela tinha uma série de dificuldades, principalmente em relação a autoestima, ela não se achava capaz e se achava inferior a seus colegas. Isso foi o start da pesquisa, hoje ela é Professora em Harvard e tem um dos Ted Talks mais vistos do mundo. Comprovação de que o estudo não é cienticifismo, mas funciona.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s