Estoicismo X Epicurismo ou Como conquistar uma felicidade consistente


Will Durant, um historiador americano diz em seu livro – A história das nações – que “Uma nação nasce Estóica e morre Epicura”

bergen
(Disponível em jaymantri.com)

Estóicos, são pessoas que acreditam no sacrifício agora, para recompensas futuras.

Epicuros, vivem por prazer. Eles acreditam no “você só vive uma vez”, então, faça tudo hoje sem pensar sobre o futuro.

Durant dique que as países mais ricos e grande negócios são construídos por pessoas que se sacrificam no presente, para poder ter um futuro melhor.

Isso também significa que nações e negócios começam a desmoronar quando estão na mão de pessoas mais “moles”;

Victor Hugo diz que “a adversidade faz o homem, a prosperidade cria monstros”

Pergunte a você mesmo: Você está sendo muito flexível, muito soft, com você mesmo?

Qual foi a última vez que você ficou sem comer doces; foi acampar e dormiu no chão ou até mesmo leu um livro de negócios ou qualquer outro livro mais denso; economizou bastante dinheiro; andou mais a pé do que de carro ou foi para academia sem falhar?

Se foi difícil responder as questões acima… provavelmente você deve também, em algum momento da vida, estar imaginando o que está acontecendo de errado… porque você não está conseguindo atingir algum objetivo.

Então, está na hora de ficar um pouco mais rígido consigo mesmo.

Nos dias atuais, estamos muito brandos. Essa maneira branda de levar a vida, é ótima, porque ativa uma sensação de recompensa no cérebro, porém, isso custa caro a longo prazo.

O mundo moderno começa cobrar o preço dessa atitude branda em relação a maneira com conduzimos a vida: 50% das pessoas no mundo tem diabetes, 30% da população mundial é obesa e 20% das pessoas no mundo tomam remédios para depressão.

E eu vou dizer para você porque: isso tudo é por causa de sermos brandos. E também, por causa da mídia. A mídia quer vender alguma coisa para você, o tempo todo.

night-square

Eles nos vendem conveniência em forma de fast food, músicas idiotas e roupas ruins com marcas famosas, e as vezes compramos, porque queremos ser e parecer ser o que não temos certeza que somos; consumimos tudo, sem ter tempo de parar e pensar e nos conhecer; e quando mais fazemos isso, mais ficamos presos em um círculo vicioso de “moleza”…

Dessa maneira, surgem promessas milagrosas de cursos que te fazem enriquecer da noite para o dia; igrejas que te prometem a salvação a custa de um dinheiro; marcas que te prometem transformar em um cara bacana…

A única maneira de se libertar disso, é parar de ser epicuro e ser mais estóico.

Comece a ser mais duro consigo mesmo, escolha a escada, ao invés do elevador; leia um livro mais denso, ao invés de ficar horas na Netflix; comece a ser melhor em matemática; vá para a academia no inverno; fique um mês sem comprar roupas; economize 20% do seu salário mensal; fique uma semana sem comer açúcar…

Isso não vai te matar. Na verdade, de acordo com Martin Seligman, um famoso psicólogo que estuda a felicidade humana, vai ter fazer muito mais feliz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s