3 dicas de como usar as redes sociais para melhorar a performance de sua empresa


Sabemos que é cada vez mais necessário uma empresa ter presença digital, principalmente redes sociais. Porém, pior que não ter, é fazer o uso inadequado. Reunimos 3 dicas importantes de como fazer um melhor usa das redes sociais para empresa. Confira.

Dica 1 – Hashtags

O hashtag é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, que as pessoas incluem em suas mensagens. Essencialmente, ela faz com que o conteúdo do seu post seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs. Por exemplo, digamos que você seja um fã da Apple e que você esteja pensando em comprar um iPhone 5. Ao pesquisar por “#iPhone5″ em qualquer rede social irá mostrar os posts e fotos de todos os usuários que usaram “#iPhone5″ em suas mensagens. As hashtags aparecem como links clicáveis quando usadas em mensagens, bastando clicar sobre elas para ver todos os resultados relevantes.

Assumindo que o seu perfil nas redes sociais seja público, usar hashtags faz com que as suas mensagens sejam visíveis para qualquer um que compartilhe o seu interesse. Isso faz com que os seus posts não fiquem mais limitados à apenas seus seguidores – o seu conteúdo será acessível a todos os interessados. Escolher a hashtag certa irá ampliar enormemente o alcance das suas mensagens para milhares de potenciais seguidores, fãs ou clientes.

Como usar: Esse blog fala sobre #empreendedorismo

Como não usar: Esse blog fala sobre #empreendedorismo#

Dica 2 – Instagram

A) Escolha bem as imagens: Mais do que nunca, a imagem precisa falar mais do que as palavras. Antes de postar, lembre-se de que a foto é protagonista e precisa passar uma mensagem por si mesma. “Precisa ser uma imagem que chama atenção, que seja fun ou que passe sentimento”, explica Francielli. Cuidado com imagens que tenham piadas de mau gosto ou apelativas.

Se a ideia for mostrar o dia-a-dia da empresa, cheque se a imagem está bem feita. “Tenha cuidado com o que vai postar, não abuse dos filtros, tenha bom senso e não tire fotos que mostrem um local bagunçado, por exemplo”, diz Jakubowski.

B) Faça um planejamento: Não basta criar uma página e colocar fotos bonitinhas de vez em quando. Assim como outras redes sociais, é preciso ter uma estratégia para usar o Instagram. “Tenha um objetivo, veja se quer levar tráfego para o site, se quer gerar consciência sobre a marca ou estimular a participação dos usuários”, diz Francielli.

Faz parte do planejamento montar um cronograma de postagens e pesquisar o que é dito sobre a marca e os concorrentes. “Tem que ter disciplina, para ser atualizado. Faça um cronograma de atividades para cada dia da semana, por exemplo”.

Estabeleça também métricas para avaliar o resultado do uso. “A gente pode observar uma série de coisas, como comentários, se usam sarcasmo ou se é de forma positiva”, indica a gerente da Rae,MP. É possível ainda acompanhar o engajamento, o aumento de seguidores e que tipo de conteúdo agrada mais ao seu público.

C) Incentive a colaboração: Incentivar que os usuários postem fotos com seus produtos é uma maneira que as empresas encontraram se espalhar a marca no Instagram. É possível incluir as imagens no e-commerce e até oferecer brindes no ponto de venda para quem usa uma determinada hashtag, por exempço. “Deve contar com a colaboração o tempo todo para contar histórias e não ficar só com venda de produto”, indica Francielli.

Dica 3 – Facebook

O começo de tudo nesta rede é ter uma Fan Page. Esta é, sem dúvida alguma, a melhor ferramenta que o Facebook oferece para pequenas e médias empresas. E não existe segredo para montar uma. Através do seu próprio perfil na rede você poderá acessar, no canto direito superior, a opção “criar uma página”. Depois disso, é só seguir uma sequência simples que vai da escolha do perfil da página (empresarial, entretenimento, marca ou produto) até a segmentação do público pretendido.

Nossa dica aqui é: aproveite o espaço de descrição da sue empresa para trabalhar algumas palavras-chave importantes para o seu negócio. E, claro, opte por uma descrição curta e direta, que diga realmente o que sua empresa faz. Inserir seu site e telefones para contato também é essencial.

Mais do que ter uma página, é preciso criar conteúdo de qualidade para seu público no canal e, claro, manter uma frequência de postagens. Aliás, se você não estiver disposto ou não puder cuidar disso é melhor nem começar, afinal, pior que não ter uma Fan Page é tê-la e não atualizá-la ou não interagir com seus contatos nela. Esse descaso pode manchar a imagem da sua empresa e dar ao público uma impressão de que você não está assim tão preocupado com ele.

Por outro lado, com um pouquinho de dedicação, você poderá publicar materiais muito atrativos e engajar seu público de uma maneira extremamente positiva para seu negócio. Um simples post pode render centenas de curtidas, comentários e compartilhamentos, ampliando a visibilidade da sua marca na rede e, claro, aumentando diretamente suas possibilidades de negócios!

Fontes:

http://pt.wix.com/blog/2013/11/o-que-sao-hashtags

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-usar-o-instagram-para-promover-seu-negocio

https://zeropaper.com.br/r/empreendedor/como-usar-o-facebook-para-divulgar-minha-empresa/

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2 comentários sobre “3 dicas de como usar as redes sociais para melhorar a performance de sua empresa

  1. Excelente artigo. De facto, a Internet requer que nos adaptemos constantemente às novas realidades. No que diz respeito às hashtags, por exemplo, é comum vermos que são muitas vezes mal utilizadas. Gostei muito, parabéns! 🙂

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