10 maneiras de manter a calma e tomar melhores decisões


Disponível em: http://livingajoyfullifenow.com/
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Manter a compostura é algo que te nos ajuda o tempo inteiro. Empreendedores de sucesso sabem que manter a calma ajuda a navegar através de um mar de desafios de forma mais rápida e fácil. Conseguir isso é uma arte, manter a cabeça fria enquanto acontece coisas fora do nosso controle, não é fácil, por isso dizemos que é arte: com treino e atitudes corretas, qualquer um pode fazer isso.

Aqui vão 10 grandes técnicas e meios de conseguir manter a calma.

1 – Respirar profundamente

Nosso cérebro precisa ser constantemente abastecido por oxigênio, quando respiramos profundamente, nosso cérebro com a grande quantidade de oxigênio, reparte com nosso sistema circulatório. Onde o oxigênio vai, o fluxo de sangue o segue. Por isso que vemos em muitos filmes, pessoas respirando em sacos de papel para manter a calma!

Quando nosso sistema circulatório funciona bem – por causa do oxigênio extra – nosso cérebro começa a funcionar por inteiro, criando mais conexões entre os neurônios; quanto mais conexões, melhores serão nossas decisões ou ao menos teremos mais opções de escolha.

Respirar profundamente irá nos ajudar mentalmente e fisicamente, ficaremos mais calmos e mais racionais.

2 – Se concentrar no resultado

Uma das piores coisas que podemos fazer em uma situação que estamos perdendo a calma, é reagir impulsivamente – leia se “emocionalmente”. Sim, muitas pessoas não seguem esse conselho. Empreendedores de sucesso sabem que reagir numa situação tensa, com certeza nos fará a nos arrepender da decisão tomada e segundo, ou palavra falada.

Antes de responder ou se deixar levar pela emoção, pense a longo prazo, isso nos permitirá tomar uma decisão com uma perspectiva diferente.

3 – Se exercitar

Exercícios físicos é um grande aliada ao combate do stress, ansiedade e até mesmo, raiva. Todas essas três palavras, são comuns para empreendedores em tempos de crises e situações difíceis. Por isso, quem faz alguma tipo de atividade física, consegue manter a calma com mais facilidade.

Se você precisa tomar alguma grande decisão ou retornar um telefonema importante, tenta fazer uma pequena caminhada antes. Sempre que possível intercale decisões com exercícios físicos. A endorfina irá ajustar e balancear seu organismo, colocando no lugar emoções e decisões..

4 – Meditar

É comprovado cientificamente que quem medita, consegue se curar mais rápido de qualquer doença, além de conseguir ser mais racional e acertado em suas decisões. Não é fácil meditar, principalmente para quem é acostumado a pensar o tempo inteiro, e nunca acalmar a mente.

Meditar, é conseguir não pensar em nada, pode ser por minutos ou até por horas. Fazer disso um hábito, pode nos ajudar a conseguir acalmar a mente e buscar a razão, quando ela parecer perdida.

5 – Ouvir

Ficar calmo, e simplesmente para de falar para ouvir as pessoas e seus pontos de vistas. Quando cedemos espaço para o outro poder falar e se expressar, e ouvirmos o que o outro dizer, ficamos calma de uma maneira diferente. Muitas pessoas falam, falam e não param para ouvir o que o outro tem a dizer.

Ouvir é uma habilidade que precisa ser cultivada e pode resolver situações difíceis.

6 – Praticar a empatia  

Empatia significa mais do que ouvir, ela permite que nós nos coloquemos no lugar do outro. Alguns confundem empatia com simpatia, mas a primeira é muito maior do que a segunda.

Se colocar no lugar do outro, tentar entender seus motivos e razões, nos ajudar a criarmos argumentos para convencer ou até mesmo, entender e concordar. Praticar a empatia, diminui tensões desnecessárias.

7 – Defender suas ideias

Ser calmo, não significa ser passivo. Ideias boas, que trarão crescimentos, merecem ser defendidas.

Entender sua verdadeira motivação e pensar em como isso irá ajudar o grupo, pode te ajudar a defender essa ideia.

8 – Saber seu valor

Quando sabemos o nosso valor – ou de nossa ideia – levamos o problema menos para o lado pessoa.

Temos que reconhecer os obstáculos como problemas temporários e tomar as decisões de forma fria, pensando no resultado.

9 – Esquecer facilmente

Para sermos bem sucedidos, precisamos saber que todo mundo perde o controle, vez ou outra. Mas, devemos relevar, deixando isso no plano profissional, pensar da seguinte maneira pode ajudar: nós temos o conhecimento desse texto, o outro pode não saber.

Esquecer facilmente, quer dizer, perdoar e não manter ressentimento.

10 – Focar no objetivo

Focar no objetivo sempre é um bom mantra. Isso nos ajudará a ver problemas como acidentes leves de percurso, natural em qualquer caminho. Quando criamos o hábito de fazer isso, vemos desafios como oportunidades, e conseguiremos mandar a calma durante toda a caminhada.

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