[Review] Como conversar com qualquer pessoa


  
  
Uma habilidade que sempre procuro desenvolver é a de falar bem, isso é fundamental para que os outros te vejam com bons olhos, para você conseguir vender, negociar, ou até mesmo aumentar sua rede de relacionamentos. 

Comprei esse livro pensando nos benefícios que ele me traria. Na verdade, li a versão em inglês, porque não achei a versão em português. Em inglês, o nome do livro é “How to talk to anyone: 92 little tricks for big succes in relationships”, na versão em português: “Como conversar com qualquer pessoa”, a autora é americana e se chama Leil Lowndes.

Bom, vamos ao que interessa, falar dos pontos que eu considero crucial nesse livro.

Uma frase que me chamou muito atenção e que mostra o foco do livro – consequentemente mostrando em quem devemos focar em nossas conversas – é: “Há dois tipos de pessoas na vida: aquelas que caminham em um salão e dizem… Bem, aqui estou!… E há aquelas que caminham e dizem… Ah, aí está você!” 

Todos nós mortais, admiramos algumas pessoas. Principalmente, aquelas que são melhores do que nós, tem mais dinheiros do que nós, que tem empregos melhores, conversam confortavelmente com qualquer pessoa em qualquer situação e são confiantes em reuniões de negócios. Quando começamos a analisar esse tipo de pessoa, começamos a ver que muitas delas não são mais inteligentes do que nós, nem tem uma formação acadêmica melhor que a nossa…então o que fez eles serem assim? 

Algumas pessoas dizem ser sorte, outras dizem que isso é inerentes, eles nascem com essas características. Não acredito em nenhum dessas duas hipótese e concordo com a autora do livro: essas pessoas que chegaram ao topo, são mais habilidosas para lidar com os seres humanos.

Ninguém chega ao topo sozinho. Ao redor do tempo, as pessoas que tem mais sucesso, vão cativando o coração de outras pessoas, fazendo com essas pessoas deem  uma força extra ao atingimento de suas metas. E falar bem, seja na forma falada ou gestual, cativa as pessoas. Então podemos dizer que falar bem, encurta nossa caminho rumo ao sucesso.

Hoje em dia damos muita ênfase na linguagem falada, mas inconscientemente, estamos percebendo mais o gestual da pessoa com quem estamos falando, do que a fala. Por isso, a primeira dica extraída do livro é fazer a gesticulação correta, frisando o que você quer dizer. Por exemplo, se você quer vender algo a uma pessoa, você nunca deve ficar com os braços cruzados, porque sua fala quer convencer o outro que é uma boa ideia, mas seu corpo está discordando de sua fala! Cuidado!

No livro, uma outra dica, é sempre olhar nos olhos com quem você está falando, isso vai fazer com que a pessoa perceba que você está 100% ligado a ela, está entendendo e participando do seu raciocínio, bela forma de conquistar as pessoas, não acha?!  Ah, se você quer parecer mais sucedido e interessante, sempre tenha uma postura ereta, nunca desviando o olhar. Deu para perceber que olhar nos olhos, é importante! 

As pessoas só conversam com as outras porque elas sabem que vai ser recíproco, como um jogo de Ping Pong, os dois vão participar. Se você é daqueles que falam de mais, reveja. Você pode estar afugentando as pessoas, porque só você está com a “bola”. Os bebês choram porque querem atenção, nós crescemos, mais no fundo, somos todos bebês que queremos atenção! Se você começar a dar mais atenção e mais chance para o outro falar, adivinha quem vai conseguir um fã?

A dica “do velho amigo” citada no livro, vale a pena ser aplicada. Ela funciona da maneira seguinte,  digamos que você está em alguma reunião de negócios, e começa a conversar com uma pessoa que acabou de conhecer, você nem sabe o que perguntar, porque acabou de conhecer essa pessoa. Mas, se essa pessoa fosse um velho amigo, o assunto dificilmente morreria, certo?! Então faça isso…nosso cérebro não sabe muito bem a diferença entre realidade e não realidade, se você passar o comando para seu cérebro, que essa pessoa é um velho conhecido, você começará a agir idem, seusvolhos ficarão diferente, sua voz e suas perguntas, isso é comprovado cientificamente. Faça isso, e acrescente mais um ponto.

Como eu sempre digo em reviews, eu tento passar resumidamente todos os principais conceitos que eu aprendi e achei importantes, recomendo fortemente a leitura do livro para mais detalhes. Mas, lembre-se, as habilidades da comunicação são importantes para você criar um movimento, que te catapultará para  sucesso.

Repetir uma ação, constrói um hábito.
Seus hábitos criam sua personalidade.
Sua personalidade é seu destino.
Talvez sucesso seja seu destino.
  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s