5 dicas para você se organizar financeiramente


Esse será o novo post, dando continuidade sobre “organização financeira”, hoje falaremos sobre…organização.

Dezembro está acabando, com isso, um novo ano vem surgindo. Um momento muito bom para parar, refletir, fazer novos planos, e começar o próximo ano se redimindo dos erros cometidos no ano anterior e claro, pondo em prático os novos planos.

Quando falamos de vida financeira, aliás, quando falamos de vida financeira? raramente!

Muitas vezes, falamos de vida financeira, justamente quando estamos no limite… do cartão e do banco. (Desculpem o trocadilho).

Se você se enquadra no paragrafo anterior, não se preocupe, daremos algumas dicas para que você possa se organizar melhor financeiramente. Vamos lá?

calculator-424564_1280

1 – Conheça todos seus ganhos

Parece um conselho bobo, mas muita gente peca aqui! Não conhecem todos os seus ganhos. Se você for assalariado, pega seus holerite, veja realmente o que entra na sua conta! Não o salário bruto, mas o líquido. Se você for casado, sente com sua esposa ou vice versa, e façam a conta de quanto realmente vocês ganha. Incluam todos suas fontes de renda. Não tem como fazer um controle de suas finanças, sem saber desse item.

 

2 – Conheça todos os seus gastos

Bom, depois de saber o quanto você(s) ganha(m), agora é a hora de saber quanto você gasta. Não adianta colocar em um papel, somente as despesas maiores, como mercado ou combustíveis. Coloque tudo em um papel, do cafezinho ao estacionamento. Nada deve ser poupado. Para quem não tem esse hábito(anotar os gastos), é hora de implementar! Você só terá um vida financeira organizada, se souber realmente para onde está indo seu suado dinheirinho.

Para quem acompanha o blog a algum tempo, sabe o que significa “implementar um hábito“. Mãos a obra!

 

3 – Tenha um controle financeiro

Depois de cumprir esses dois itens acima, é hora de ter um controle. Com os dois dados acima, você já terá uma ideia de como anda suas finanças. Você descobrirá qual despesa está impactando no seu bolso, e qual a melhor forma de lidar com isso. É possível eliminar essas despesas,  se a resposta for não, você terá que aumentar seus rendimentos. Empreenda! Coloque seus dotes para funcionar.

O seu controle financeiro, pode começar em uma folha de papel simples, pode evoluir para uma planilha no excel, para um app no seu smartphone(recomendo fortemente o iXpenselt) ou no excelente site zeropaper(tem a versão gratuita e a versão paga, as duas são totalmente intuitivas. É só fazer o cadastro e começar a controlar seu dinheiro).

 

4 – Converse sobre finanças

É muito importante desmistificar finanças, converse nas redes sociais, leia blogs (indico um de linguagem simples e que aborda tudo que precisamos: dinheirama), sites, conversa com sua família e amigos. Conversamos sobre tudo, mas transformamos dinheiro em tabu. Não é vergonha nenhuma ganhar dinheiro e trocar experiências da melhor maneira de cuidar desse dinheiro. Conversando sobre isso, começamos a incutir em nós e nas pessoas em que convivemos, uma maneira de se educar financeiramente.

 

5 – Pense a longo prazo

Um péssimo hábito: pensar a curto prazo. Exemplo clássico, recebe o salário e torrar toda a grana, consumindo coisas que não precisamos. E se alguém questiona o que você está fazendo, solta aquela famigerada frase: tenho que gastar, porque vou morrer mesmo. Bom, para esse resposta, só posso dizer isso: já que você vai “morrer” mesmo, não coma, não trabalhe, fique em frente a um relógio, contando os minutos que faltam para que você passe dessa para melhor – ou não!

É importante pensar a longo prazo, assim você evita consumismos desenfreados e financiamentos desnecessários. Além de conhecer o poder dos juros compostos, a seu favor. Mas, sobre investimentos, deixemos para outra conversa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s