5 maneiras para encarar a crise econômica de 2015


As previsões econômicas para 2015 não são nada animadoras: ajustes fiscais para que o governo consiga pagar suas contas(nesse pacote incluem aumento de impostos, volta de uns e criação de outros), aumento da taxa Selic (ainda mais!), previsão de crescimento da economia muito baixo – 0,77% do PIB – e a baixa dos preços das commodities (minérios e agrícola), são algumas dos acontecimentos esperados.

Para você que acha que a situação macro não te afeta, só digo uma coisa: resposta errada!

A primeira coisa que será afetada é o seu bolso! Juros altos = tomar dinheiro emprestado fica mais caro. Quando fica mais caro, o critério para empréstimo também fica mais rígido. Também significa que seu cartão de crédito fica mais difícil manter, caso você atrase o pagamento de sua fatura. Além de que, todos esses dados juntos nos mostram que estamos vivendo um período em que os preços aumentam dia-a-dia, fazendo com que a taxa da inflação ultrapasse a meta estipulada pelo governo. Taxa de inflação acima da meta? para nós consumidores, é sinônimo de perda do poder de compra!

Ficou com medo do cenário acima? é pra ficar mesmo! mas, não se paralise.

Featured image

Aqui, valeu o velho chavão: em tempos de crise, se cresce.

Sei que a maioria dos leitores desse blog são pequenos empresários, então, sabendo a previsão nada animadora para 2015, é hora de se preparar. Trouxe cinco ideias de como mitigar o efeito negativo da crise econômica e saindo 2015 com crescimento para seu negócio.

#1 – Crie novos serviços

Caso seja possível, tente criar alguns serviços que sejam ligados a alguma atividade praticada na sua empresa, agregando valor. Por exemplo, se você tem uma Lavadora de carros, por uma pequena taxa extra, busque o carro na casa/trabalho de seu cliente e devolva ele limpo. Não espere o cliente ir a sua loja, vá em busca!

#2 – Venda novos produtos

Lembra de como eram as farmácias 10 anos atrás? elas vendiam remédios! Hoje em dia, você encontra de tudo lá, de produtos para higiene pessoal até sorvetes! Quanto mais produto você estiver exposto em sua loja(cuidando de manter um merchandising favorável, é claro) mais chances de seus clientes comprarem além do esperado! Se isso acontece, mais lucro para seu caixa.

#3 – Faça uma reserva financeira

Diminua seu Pro-labore, corte despesas menos importantes. A ordem é diminuir custos para formar uma reserva financeira(leia-se, capital de giro). Quanto menos dinheiro de terceiro você precisar, melhor para a saúde financeira de seu negócio.

#4 – Seja mais criterioso ao liberar crédito

Em tempos de crise financeira, está comprovado, as pessoas tendem a gastar mais. E esse gasto extra, pode representar um custo extra para sua empresa, já que pode representar uma cheque sem fundo, um boleto indo para cartório ou pior, uma famigerada nota promissória sem pagamento!

Faça um cadastro e se comprovado qualquer irregularidade(claro que observando o Código de defesa do consumidor e as demais leis referentes a isso), é melhor perder uma venda, do que arcar com os custos de uma venda não paga.

#5 – EMPREENDA

Crie! Inove! Saia do padrão! É hora de pensar fora da caixinha. Criar novos negócios, pensar em novos investimentos. Sempre haverá um nicho inexplorado, esperando um desbravador para conquistá-lo e lucrar! (Desculpem o excesso de metáforas em um paragrafo)

Tenho certeza que essas dicas vão fazer você pensar diferente e encarar 2015 com seriedade, responsabilidade e muita lucratividade! Ah, 2014 ainda não terminou, dá tempo de colocar aquela ideia em prática e começar janeiro a todo vapor!

Anúncios

Um comentário em “5 maneiras para encarar a crise econômica de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s