20 lições difíceis que todo mundo que está na faixa dos 20 deveriam saber


Em um dia desses, enquanto estava lendo minhas newsletters, achei um texto com o seguinte título: 20 Hard Lessons Everyone Should Learn In Their 20s (que significa, 20 lições que todos devem aprender com 2o e poucos anos.)

Recebemos um monte de informação todo dia, por email, redes sociais e vários outros meios. Se não selecionarmos bem o que queremos ver, acabamos afogados em um mar de (des)informações. Como eu tinha plena certeza de que esse texto era de uma fonte confiável de conhecimento, abri-o.

Não foi surpresa, constatar que o texto é sensacional! Serviu para eu rever muito a maneira como estava lidando com as mudanças nessa fase de idade, mudanças que envolvem vida profissional, pessoal e espiritual. Para quem quiser, clique aqui para ler o artigo original em inglês, para quem não sabe inglês, irei traduzir os conselhos abaixo.

Aí vão as vintes lições duras que devemos aprender com vinte e poucos anos:

 

Dos 20 anos 30, é o momento de você perceber o mundo como ele realmente é e descobrir como você se encaixará nele
Dos 20 anos 30, é o momento de você perceber o mundo como ele realmente é e descobrir como você se encaixará nele

#1 – Sua visão de mundo no momento, pode ser falha

É natural que você se sinta como se tivesse uma filosofia de vida sólida, descoberta no momento em que você se forma na faculdade ou enquanto você a cursa. Porém, com o passar do tempo, a forma como você vê os relacionamentos, política, sua carreira, e qualquer outra coisa que você pode pensar, irá mudar e você descobrirá que  tudo o que pensou que tinha descoberto estava errado, ridiculamente confuso, ou era absolutamente delirante.

 

#2 – Você não evoluirá com desculpas e mentiras

Talvez você tenha o hábito de “fugir” de situações difíceis e desconfortáveis, inventando desculpas e mentiras. Mas, mentiras não vão fazer crescer profissionalmente e pessoalmente. Elas vão te limitar.

As mentiras e desculpas, uma ora ou outras, vão ser descobertas. E quando isso acontecer, sua credibilidade, será posta em xeque.

Quanto antes você começar a enfrentar situações ruins, com integridade e verdade, mais antes, você terá crescimento e evolução.

 

#3 – Você não poderá festar como costumava

Na faculdade você pode ter sido capaz de gastar uma noite bebendo, ficando a noite e madrugada adentro na farra e no outro dia, ainda ir para a aula. Esse tipo de estilo de vida é incompatível com a maioria das carreiras. E você vai descobrir que à medida que avança através dos seus 20 anos, seu corpo tem mais dificuldade em lidar com o excesso.

Aproveite seus vícios com moderação, faça exercícios e coma bem . O seu próprio “eu” futuro vai agradecer.

 

#4 – As pessoas não vão gostar se você quiser sempre estar certo.

Deixe de ter que estar certo sobre as coisas – isso não é uma competição. A vida não é um jogo sobre saber de tudo. Você não ganha a vida. Então diga: ‘Obrigado por sua perspectiva. Vou pensar sobre isso’, ou ‘eu estava errado. Sinto muito.”

 

#5 – A vida é dura, e raramente ela fica mais fácil

À medida que suas responsabilidades começam a se acumular nos seus 20 e poucos anos, você vai perceber que apenas começar a ser bem sucedido requer um monte de trabalho. E sempre haverá falhas e retrocessos.

Você irá falhar na vida, mais e mais e mais. E vai sentir que a vida não é justa. Talvez por décadas. Você tem que seguir em frente. Continue indo.

 

#6 – Relacionamentos significativos são difíceis de manter

Se e quando você decidir considerar o casamento ou, pelo menos, um sério relacionamento romântico, você vai perceber que ele requer muito sacrifício e trabalho. Você vai perceber que o mesmo vale para seus amigos mais próximos, que também serão alterados à medida que você envelhece. Mas essas relações são mais importantes para a sua felicidade e realização do que qualquer outra coisa em sua vida. O esforço valerá a pena.

 

#7 – Você é substituível no trabalho

Muitas empresas gostam de retratar-se como famílias, mas ao final do dia, isso é apenas semântica. Se a sua empresa não pode pagar você ou pensa que pode investir mais em outra pessoa, você vai ser cortado daquela família muito facilmente.

“A empresa não te ama. Ele não tem coração.”

 

#8 –  Você não tem uma eternidade para encontrar e perseguir a sua paixão. 

O dinheiro que você faz de seu trabalho não significa nada se você não está realmente curtindo a vida.

Se você seguir uma carreira somente pelo salário e pôr de lado as coisas que você ama , pensando que  você fará o que gosta mais tarde, talvez esse “mais tarde” nunca chegue.  Quanto mais velho você fica, mais difícil de mudar de carreira.

 

#9 –  Você não tem direito a nada.

É preciso ser humilde, especialmente sobre as vantagens que você pode ter recebido por pura sorte. E nunca pense que só porque você estudou em uma Instituição de elite, isto irá te garantir privilégios na vida.

Seja grato pelo que você tem, e perceba que em um único momento você pode perder as coisas que você assumiu como garantido.

 

#10 – Provocar brigas e ser uma pessoa com desejo de vingança, irá te deixar infeliz

Evite brigas, sério!  Evite como se fosse uma praga. Ninguém ganha em uma briga, mesmo se você ir embora ileso.

Aceite desculpas e peça desculpas quando você cometer um erro. Não encha a sua vida com negatividade.

 

#11 – Se você quer ser bem sucedido, você deve sempre estar aprendendo.

Sua educação está longe de terminar depois de sair de uma sala de aula. Dedique-se a coisas que irão ajudá-lo em sua carreira, incluindo na aprendizagem, “a capacidade de assimilar, comunicar e persuadir”

 

#12 – Decisões podem ser tomadas em segundos, mas, podem ter resultados com grandes impactos a longo prazo.

Nunca tome decisões por impulso emocional. Decisões erradas, tomadas em um momento, podem roubar anos de felicidade.

 

#13 – É difícil ganhar dinheiro.

Quando você é mantido por seus pais, pode ser difícil entender o valor de cada centavo.

A medida que você começa a trabalhar e seus gastos terem que ser cobertos por você mesmo, todo o gasto será repensado se vale a pena trocar horas de trabalho por uma coisa que não seria tão útil.

 

#14 – Seu círculo de amigos ficará cada vez menor.

Quando você tiver com  20 e poucos anos,  naturalmente começara a afastar-se de alguns de seus amigos. Os dias de festa com um ambiente cheia de seus amigos, começara a ser uma lembrança. Você vai perceber, porém, que os amigos que você se esforça para se manter em contacto, são aqueles que mais significam para você.

 

#15 – Você começa a ter um papel maior na vida com seus pais.

A família é muito importante. Até agora eles te apoiavam, agora é a sua vez.

Seus pais podem sempre tentar cuidar de você como se você fosse uma criança, mas eles começaram a precisar de sua ajuda emocional – e talvez até mesmo financeira – à medida que envelhecem.

 

#16 – Trabalho duro, nem sempre é recompensado.

Você deve aceitar que o seu patrão/chefe/cliente pode não perceber que seu trabalho é o melhor.

Não deixe que isso seja uma desculpa para se tornar preguiçoso, e não se assuste se alguém receber crédito pelo seu trabalho.

 

#17 – Dívidas podem lhe assombrar!

Em algum momento de seus 20 anos, você provavelmente obtera um cartão de crédito – use o sabiamente. Perceba que você vai acabar pagando o dobro, talvez mais, para essa rodada de bebidas no bar, porque você vai pagar no cartão de crédito em vez de pagar com dinheiro,

 

#18 – Sempre vai existir alguém melhor que você.

Sempre vai existir pessoas que são mais espertas, mais bonito, mais sociáveis, e apenas  “melhor “do que você … Para ser feliz, então, você tem que aprender a aceitar a si mesmo e seus defeitos.

Busque o sucesso em seus próprios termos, ou seja, saiba o que procura e o que será necessário para achar. Não viva a vida de outra pessoa.

 

#19 – Você nunca terá tudo resolvido.

Lembra quando você pensou que teria tudo resolvido até seus 30 anos? Você vai perceber o quão bobo é, quando seu aniversário de 30 anos se aproxima. A verdade é que você vai se tornar mais sábio com a idade, mas você sempre vai questionar suas decisões.

 

#20 – Tornar-se um adulto não é uma transformação mágica.

Ser adulto é mais uma questão de expectativas maiores do que qualquer mudança tangível.  Não importa que você se ache maduro o suficiente, você não vai esquecer que por baixo de tudo, em qualquer idade, você é sempre uma criança assustada, sem nenhuma idéia real do que você estão fazendo.

Use esse conhecimento para reconhecer que toda a gente está na mesma posição que você, não importa o que outros projetam imagem para o mundo. Isso pode ajudá-lo a tornar-se mais perspicaz, compassivo e clemente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s