Lições aprendidas com o filme “Pequena Miss Sunshine”


O filme não é novo, eu sei. Mas, somente agora, em setembro de 2014, é que eu assisti. E o filme é sensacional. Nada de clichês, com humor e drama na medida certa.

Nos EUA, o título original do filme é Little Miss Sunshine, no Brasil, foi traduzido como Pequena Miss Sunshine. Este filme vem de 2006. Para quem não conhece, não vou dar spoilers, mas clique aqui para ver a sinopse.

 

Cartaz orignal do filme

 

Vamos lá! Quais lições eu aprendi assistindo esse filme? confira.

 

#1 – Ganhadores versus Perdedores

O filme todo, foca muito nesse aspecto, ganhadores versus perdedores. Richard, o pai, tem um programa chamado: “Nove passos para ter sucesso”, e o personagem frisa o tempo todo que ele odeia perdedores e adora ganhadores. Obvio que entre o sucesso e o fracasso, sempre vamos preferir o sucesso. Mas, o que se destaca nesse filme é justamente quando Edwin Hoover, o avó, acalma uma aflita Miss Sunshine, dizendo que o realmente separa ganhadores de perdedores, não é somente ganhar/perder,  mas, sim a atitude e a coragem que temos de enfrentar qualquer desafio.

Lição ótima! Pense só, o objetivo final de cada empreendimento é ter sucesso. Nem todos atingem… porém, quem não conseguiu, ainda está em vantagem sob aquele que nem seque tentou por medo de falhar. Qualquer empreendimento, qualquer empreendedor é passível de falha e nem por isso, vamos deixar de empreender, ou viver. Empreenda, viva, arrisque!

 

#2 – Suporte

Cada pessoa na história do filme tinha um objetivo bem definido, e fica claro que vários não foram atingidos. E eles só conseguem suportar o fracasso, por ter um suporte muito bem estruturado, ora pessoas, ora o próprio capital intelectual e emocional.

É importante que sempre tenhamos, seja na empresa ou em nossa vida pessoal, uma equipe para dar suporte. Quando eu digo suporte, é no sentido literal mesmo. Suporte, segundo o Dicionário online de Português , é sinônimos de apoio, base.

Suporte, pode ser uma equipe bem unida e formada e pode ser também uma mente treinada para absorver lições aprendidas, e ignorar sentimentos negativos.

Construir um suporte, um apoio sólido fará com que tenhamos um crescimento maior, seja no fracasso ou no sucesso.

 

#3 – Com crise, se cresce

O personagem Frank, vivido pelo ótimo Steve Carrel, dá uma lição ao falar de Proust(escritor americano), na minha opinião, a maior lição do filme. Ele diz que o escritor, foi uma pessoa com muitas frustrações e crises ao redor de toda a sua vida, porém, quando ele olhava sua vida regressa, ele dizia que tinha aprendido e crescido muito mais nos períodos de crise, do que nos períodos estáveis.

A partir do momento que temos um ideal definido, começam a aparecer alguns obstáculos, algumas dificuldades. Podemos chamar essas de crises. Independente de sua atitude, ela vai passar, podendo piorar ou melhorar. Com toda certeza, ao se passar por uma crise, conhecimentos são testados e a
resiliência é posta a prova. Quem tiver mais resiliência, terá um maior crescimento pessoal, podendo resultador no atingimentos de metas a longo prazo.

 

Se você é professor de gestão, assista e compartilhe com seus alunos, com certeza, acrescentará muito! Se você não é, assista e compartilhe com você achar importante!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s