Como o estresse no trabalho pode estar matando você (…ou pelo menos sua criatividade)


Seja honesto com você mesmo – Você já teve um dia estressante no trabalho, chegou em casa e pensou: “UAU! ESSE DIA FOI ÓTIMO!”
Provavelmente não, e com boas razões. Pesquisas e mais pesquisas, tem mostrado os estragos que o estresse faz na sua saúde. Com o nosso dia-a-dia cada vez mais rápido, com as mudanças constantes em qualquer mercado, o estresse parece ser inevitável. Infelizmente, ele causa custos significativos, nos trabalhadores e nos trabalhos.

images (1)

EFEITOS NOS TRABALHADORES

Estresse faz muito mal para o corpo humano. Uma Clínica Médica americana especializada em estresse, chamada The Mayo Clinici, disse que a reação que acontece em nosso corpo em uma situação de estresse, é a mesma desenvolvida quando uma caça está se protegendo de um caçador.  E quando mais for o período que o seu corpo ficar nessa situação, mais riscos de desenvolver problemas sérias a saúde terá. Esse “problemas sérios”incluem ataques cardíacos e problemas de memórias. Se isso não for ruim o suficiente, um recente estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA, encontrou o seguinte resultado, pessoas que vivem sob uma situação de stress, 4 horas por semana(ou mais) aumenta a chance de doenças mentais. Já na Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram que se estressar no trabalho tem um grande impacto sobre os níveis de saúde, os funcionários que sofrem mais estresse tem 70% mais chance de desenvolver problemas cardíacos, do que os seus colegas de trabalho sem estresse.

OS efeitos do estresse além de afetar a saúde física e mental, também afetam o convívio com a família. Empresários e pessoas com cargos de alta gerência, tendem a sofrer mais, já que passam mais tempo no local de trabalho do que na própria casa, eles começam a ter uma dificuldade em conciliar a família e o trabalho – o que ocasiona uma situação de estresse. Muitas vezes, pensando a curto prazo, preferem a segunda opção. O grande problema são as doenças em que essas pessoas estão sujeitas, já que estão no grupo de risco. E como ninguém em seu leito de morte desejou “ter trabalhado mais”, nota-se a importância de não sacrificar as horas com seus entes queridos. É importante que esse hora, seja um momento de relaxar e recarregar as energias para enfrentar o próximo dia, com o mínimo de estresse.

EFEITOS NOS NEGÓCIOS

Obviamente, as equipes são compostas de pessoas, e qualquer mudança individual, é sentida pelo grupo.  O estresse também tem efeitos únicos no local de trabalho, onde em qualquer setor, é exigido um mínimo de criatividade e novas idéias para resolver problemas, porém, níveis contínuos de estresse tendem a sufocar a criatividade dos funcionários, o que faz sentido. Afinal, se você sente que está constantemente correndo para apagar incêndios, quando você tem tempo para a criatividade?

O estresse tende a ter um efeito cumulativo – a produtividade cai, porque os trabalhadores têm cada vez menos tempo para resolver problemas e situações. Os trabalhadores com estresse, precisam do dobro de tempo de um trabalhador feliz, para se tornar produtivo. Custo para a empresa, que fica cada vez menos produtiva e ainda corre o risco de ter que arcar com as despesas de um funcionários que sofreu um ataque cardíaco na empresa. Não é à toa que a Organização Mundial de Saúde diz que o estresse é a epidemia de saúde do século 21 – uma epidemia custando as empresas 300.000 milhões dólares por ano, somente nos  EUA.

A IMPORTÂNCIA DA PAUSA

As pessoas simplesmente não podem funcionar como robôs. Até mesmo as máquinas tendem a quebrar quando colocadas sob estresse constante (e crescente). Trabalhadores precisam de um tempo de inatividade para permanecer produtivos e felizes. Essa inatividade podem ser férias ou apenas um passeio de meio-dia para limpar a cabeça.

Claro, todos nós gostaríamos de evitar situações estressantes. Mas não importa o quanto nós tentamos, nós nunca conseguiremos nos livrar completamente do stress no trabalho. Portanto, temos de  enfrentar isso e ver como podemos diminui-lo, dica: você vai encontrar maneiras de mitigar o estresse, em suas horas livres.

Have a Break! 😉

Adaptado de How Stress at Work Might Be Killing You (Or at Least Your Productivity

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s