[Review] As três mentes do neuromarketing


Todo mundo já ouviu falar em Marketing, algum conceito surge em sua mente quando você lê ou escuta essa palavra. Para quem estuda administração ou é empreendedor, é necessidade conhecer alguns conceitos chaves para aplicação. Nesse livro, precisamos desse conhecimento  (não só desse) prévio, para conhecer essa nova ciência.

Neuromarketing, é um mix de neuro + marketing. Envolve o lado cientifico da neurociência e o lado criativo, do marketing. No livro, temos toda uma explicação rápida e de fácil entendimento do que significa esse estudo, e como é utilizada essa ciência na prática. Se você não for um neurocientista e nem um profissional de marketing, não se preocupe, você vai terminar esse livro com um conhecimento razoável nessas duas áreas.

Peruzzo, o autor do livro, nos apresenta no começo, três personagens: Eistein, Princesa e Macaco. Cada um deles, representa um estado mental próprio do ser humano. O primeiro é o estado  de potencial mental; o segundo potencial emocional; e o terceiro, potencial instintivo. Essas são as três mentes, que se refere o título.

Deixando um pouco o conteúdo, vamos comentar um pouco, o formato do livro. Ele tem um formato diferente dos livros que estamos acostumados, ele tem a largura maior do que a altura. Na verdade, todo o formato do livro, capa/contracapa, interior, dedicatórias, introdução e divisões, é um benchmarking do livro Business Model Generation.

Capa do livro
Capa do livro

 

O livro se subdivide em Introdução, básico, intermediário e avançado. Na introdução, é contextualizado a maneira como foi despertado no autor esse conhecimento. Na parte, Básico, temos os conceitos referentes a neurologia, toda a parte de funcionamento do cérebro, você aprende aqui. Uma parte interessante que merece destaque é a “memética”(Paragrafo a parte! leia abaixo). Na última divisão, Avançado, nos são apresentados algumas formas de pesquisa do neuromarketing, aqui, muito do que aprendemos em marketing, principalmente a forma de fazer pesquisa, é colocada em xeque.

Memética tem a ver com memes, mas se engana quem pensou em memes do facebook. Segundo o autor, meme é “uma unidade de cultura, um comportamento ou uma idéia que pode ser passada de pessoa para pessoa e de geração para geração, pela intuição”. Por exemplo, grande parte da população segue a mesma religião dos seus pais, isso é meme. Moda, meme. Muito cuidado com o que você lê, assiste, convive, porque eles podem estar te passando um meme não positivo.

Confesso que ainda estou digerindo as informações lentamente. Por se tratar de um assunto, até então desconhecido para mim, meu lado “Einstein” está absorvendo, enquanto o lado “Princesa” fica falando que é besteira, que os conhecimentos somente de marketing, é o que importam.

É um livro para ler, estudar, e se despertar algo dentro de você, estudar mais e mais.

Anúncios

3 comentários em “[Review] As três mentes do neuromarketing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s