[Review] Apresentação Zen – Idéias simples de como criar e executar apresentações vencedoras


 

 

download

 

Esse livro trata de uma forma extremamente didática as apresentações, principalmente as que usam slide, seja elas de Power Point(Windows) ou Keynote(Mac). Quantas vezes não temos a sensação de ir em uma palestra, aula e achar que perdemos nosso tempo? Por achar o apresentador mal preparado e não saber se presta atenção no que ele fala ou no que está escrito nos slides, um termo muito utilizado é “morte por PowerPoint”.

Ele nos convence a usar o conceito zen, também nas apresentações. Para simplificar, o Zen, segue a máxima, “o menos é mais”. Ou seja, tirar tudo o supérfluo, quanto menos enfeites, mais bonitos. Como exemplo de arte Zen ele nos fala do Jardins(zen) e do Bento(uma espécie de comida japonesa, em que até na hora de comer é utilizada a arte zen: Coma até estar 80% cheio).

O livro é dividido em 5 capítulos: Introdução, Preparação, Design, Performance e Próximo passo.

Preparação. Neste Capítulo ele mostra que, para qualquer apresentação que vamos fazer, devemos primeiro nos preparar. Então, nada de começar direto fazendo slides. O primeiro passo, é estudar muito o assunto, até conseguir chegar denominador,conseguir explicar o assunto com naturalidade, ai sim, você estará pronto para o próximo passo, que a construção dos slides. Mas, ainda não é a hora de utilizar a tecnologia, o autor nos aconselha a pegar papel e caneta, e rascunhar os principais pontos que serão falados, faça um storyboard, rabisque, use pos it, é a hora de usar a criatividade. Depois de montado o rascunho da apresentação, é a hora de ser zen: corte tudo o desnecessário! Faça isso sem dó! Para que sua apresentação fique simples, mas não falte nada.

Lembre se de fazer um resumo de sua palestra, mais afundo, com dados, e distribua para sua platéia, assim, eles prestaram atenção no que você fala, ao invés de anotar tudo.

Design. Agora é hora de utilizar seu computador. Comece a  montar sua apresentação nos slides. Não utilize nada clichê como por exemplo, os famigerados clip-arts. Não utilize sons, isso só irá tirar a concentração de sua platéia. Neste capítulo, nos são apresentados alguns slides mal feitos(cheio de bullet points) e slides bem feitos(como exemplos os do CEO da Apple,Steve Jobs).

Utilize fotos de boa qualidade, tiradas de site como Istockphotos.com, do seu próprio acervo, ou até mesmo do flickr.com.br

Performance. Depois de tudo pronto(o assunto em questão, e os slides) agora é a hora da apresentação. Para que os seus expectadores prestem mais atenção e consigam guardar o que você fala, ele nos da a dica de contar como se fosse uma história, quanto mais pessoal parecer, mais a platéia irá se envolver e prestar atenção.

Para que possamos ter uma idéia de como são boas apresentações, assista a apresentação do TED, ou as apresentações de Steve Jobs.

Próximo Passo. Depois de tudo isso apresentado, agora o próximo passo, será com o leitor! É hora de sair do lugar comum, se inspirar é inspirar pessoas com suas apresentações. Ele aconselha a observar bons designs de propagandas que estão em todos os lugares, ler muito, e ser muito criativo. E qualquer oportunidade para falar, ser aproveitada, pois só assim você conseguirá melhorar sua habilidade de passar mensagens.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s