Novo iOS: o que você precisa saber


Apple lançou sua última atualização do seu sistema operacional para iPhone, iPad e iPod Touch dia 18 de setembro.

O sistema, iOS 7, virá instalado em todos os últimos aparelhos iPhone 5s e 5C, que começaram as vendas nessa semana. Proprietários de aparelhos mais velhos também podem atualizar seus sistema operacionais atuais. Mas, eles deveriam?

Antes de fazer a atualização, aqui está o que você precisa saber sobre o iOS 7.

 

images

 

O que é o iOS 7?

O iOS é o sistema operacional que controla todas as funções básicas do seu gadget, incluindo a aparência, configuração e hardware. iOS 7 é a última grande atualização do iOS desde que foi lançado, há seis anos atrás.

 

Quando o iOS começa a ficar disponível para download?

Desenvolvedores estiveram testando versões betas a meses, mas a Apple disponibilizou publicamente a atualização, aqui no Brasil as 14 horas do dia 18 de setembro.

Para ver se ela está disponível para seu aparelho, vá para Ajustes  >  Geral  >  Atualização de software , ou visite iTunes no seu computador.

 

O que este sistema operacional proporcionará de diferente do que eu tenho atualmente?

Seis anos atrás é muito tempo para termos a mesma aparência, principalmente quando falamos de sistema operacional.  O novo sistema operacional da Apple recebeu um novo design, que é chamado de Flat design. há uma nova tipografia, todos os ícones estão diferentes. Há também um monte de novas funções. e muitas outras das “velhas” continuam as mesmas.

images (1)
Nova central de notificação: muito mais prática e eficiente!

Aqui vão algumas das grandes mudanças:

  • Quando você desliza seu dedo no sentido botão Home para cima, você terá acesso a novas funções básicas: controle de iluminação da tela, modo avião e músicas. Também há atalhos para lanterna, cronômetro, calculadora e câmera.
  • Na central de notificações (disponível quando você desliza seu dedo sentido câmera para baixo) aparece um breve resumo de tudo: data completa, aniversários, como está o tempo e detalhes de sua agenda, bem como ligações, chamadas e todas as notificações.
  • Na câmera percebemos que existem opções de filtro (levemente inspirada no Instagram), agora também, existem a possibilidade de tirar fotos panorâmicas. Quando acessamos o álbum, você verá suas fotos categorizadas pelo lugar e data  onde foram tiradas.
  • Também existe agora uma nova função: Airdrop, uma opção para quem utiliza o iCloud e deseja compartilhar facilmente fotos e arquivos entre computadores e celulares.
  • Siri ganhou opções de vozes, agora você pode optar por voz masculina e feminina.
  • A função multitarefa está diferente. Para acesso é o mesmo clique duplo no botão home, e quando você faz isso, na sua tela aparecerá em formato “carrossel” mini visões de todos os aplicativos abertos, podendo ser acessados com um toque ou fechados: empurrando o aplicativo com um leve toque para cima.

Não se assuste, para quem já está acostumado com o iOS, não precisa reaprender a utilizá-lo. As funções básicas são as mesmas: na tela, os aplicativos continuam em grade, ainda existe um dock com seus principais e aplicativos favoritos, e a forma de acesso a eles é a mesma: toque com o dedo. O que pode ocorrer, é uma confusão na hora de identificar os novos ícones, mas rapidamente isso será esquecido.

 

Eu posso atualizar meu iPhone/iPad/iPod touch?

O novo iOS é padrão nos novos dispositivos, mas também pode ser instalado facilmente nos aparelhos mais velhos.

No evento onde a Apple anuncio os novos modelos (5S e 5C), o CEO da Apple Tim COok, disse que existe mais de 600 milhões de aparelhos rodando o iOS. Só porque você tem o 4 ou 4s não significa que você não consegue atualizar seu dispositivo. Segue a lista dos aparelhos em que o novo iOS está disponível:

 

images (2)
Escolha o seu.

 

  • iPhone (original): Não
  • iPhone 3G: Não
  • iPhone 3GS: não
  • iPhone 4: Sim. Não inclui AirDrop, Siri ou filtro na câmera(que poderá ser instalado através de um app de fotos)
  • iPhone 4S: Sim. Sem AirDrop
  • iPhone 5: Sim. Inclui todas as novas funções do iOS 7
  • iPod touch: somente a geração 5
  • iPad (original): Não
  • iPad 2: Sim. Sem AirDrop, Siri, filtro de câmera.
  • iPad 3° geração: Sim. Sem AirDrop e filtro de câmera.
  • iPad 4° geração: Sim.
  • iPad mini: Sim.

Alguma das mais legais funções que ouvimos falar. como sensor de verificação por digital (touch id) e novas ferramentas de câmera(slow motion e instabilizador de imagens) só estarão disponíveis no novo iPhone 5S. (Como ficaria a obsolência programada? LOL)

 

Tendo isso em mente, bom upgrade!

 

(adaptado de CNN news)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s