Lemann, o empreendedor mais rico do Brasil


A pouco tempo, escrevi um artigo aqui neste blog, onde falava da importância de ter boas referências para podermos nós tornamos, se não igual, próximos a ela. Jorge Paulo Lemann é uma delas.

 

Só faltou acrescentar a Heinz!
Só faltou acrescentar a Heinz!

Bacharel em artes e ciências pela Harvard University, quando recém formado, atuou como colunista financeira do Jornal do Brasil e como corretor de ações. Hoje, com 73 anos, é o homem mais rico do Brasil e o 33º do mundo, segundo a Forbes. Tem uma fortuna avaliada em US$18 bi. Sua fortuna, vem de grande parte da Anheuser-Busch InBev, a maior fábrica-distribuidora de cervejas do mundo, tendo mais de 200 marcas em seu portfolio, entre elas: Budweiser, Stella Artois, Bud Light, Skol, Brahma e Quilmes.

O primeiro grande sucesso de Lemmann, foi com o banco de investimento chamado, Banco Garantia,  fundado em 1971 e vendido em 1998 para o Credit Suisse First Boston, por US$675 milhões. Em 2010, juntos com seus sócios, ele comprou a Burger King (umas das principais redes de fast food do E.U.A), em fevereiro de 2013 ele comprou a marca de molho de tomate americana, famosa no mundo todo: Heinz. Acho que os norte-americanos não estão felizes tendo um brasileiro como principal acionista de marcas que são quase símbolos deles.

Por seu faro de negócios, é chamado de “Buffett brasileiro”, Jorge Lemann parece não perder o apetite por aquisições de grandes marcas e bons negócios. Não mesmo. Essa semana, ele adquiriu a marca de sorvetes brasileira, Dilleto. Com apenas 5 anos de mercado, mas com um franco crescimento, ele resolveu adquiri-lá para, quem sabe, transformar a Dilleto na Haagen Dazs “brasileira”.

Como eu disse, Lemann pode ser uma referência de empreendedorismo. Trabalhou, investiu e investe em áreas diferentes, sempre que farejava um novo negócios, aí está ele. Adquiriu conhecimentos, e não ficou por aí, aplicou-os. Teve paciência, esperou o momento certo para adquirir as marcas mundias importantes… Quer mais empreendedor que isso? Observe e aprenda.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s