Como vai o seu “Marketing”?


E aí, como vai o seu “Marketing” ?

Quando falamos em Marketing, talvez o conceito, errôneo, que vem a cabeça de todos é propaganda. Quando aprofundamos o estudo, percebemos que Marketing é muito mais do que isso!

Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. (Wikipédia)

Depois dessa pequena dessa definição, podemos pensar que a partir do fato de você ter uma empresa, um produto… Você já está colocando em prática, conceitos de Marketing. Se você não obtém o resultado, talvez a aplicação não esteja sendo feita corretamente. Vamos ver alguns conceitos básicos em forma de questionamentos que devem ser observados para um melhor resultado:

Praça é isso... mas, para o Marketing, não é só isso!
Praça é isso… mas, para o Marketing, não é só isso!

 

Praça: Não, não estamos falando da praça da sua cidade. Quando se pensa em praça, devemos analisar a situação de mercado em que sua empresa está inserida. Existem muitos concorrentes? Se sim, como eles agem? Meus consumidores em potencial tem facilidade em comprar de concorrentes?

Preço
Você precifica corretamente?

 

Preço: como está meu preço em relação aos produtos concorrentes? Estamos entregando um preço que satisfaça o consumidor? Tenho o conhecimento do meu custo? Essas questões devem ser analisadas quando falamos de preço.

 

Isto também é um produto!
Isto também é um produto!

Produto: que tipo de produtos meus potenciais clientes buscam? O produto que eu ofereço, satisfaz a necessidade de meus clientes? Surpreende-os? Eu agrego VALOR no meu produto? (Notem que foi usado valor e não preço…)

 

É dessa forma que você promove sua empresa?
É dessa forma que você promove sua empresa?

 

 

Promoção: Quando fala – se em promoção, não se deve limitar a abaixar o preço, para aumentar o fluxo da loja, o que deve ser observado é: a forma como eu exponho o produto, faz como o cliente se sinta motivado a comprar? Meus vendedores conhecem o produto e são capazes de responder a todos as dúvidas dos clientes? O lugar onde estou localizado é agradável? A iluminação é satisfatória? Como é o atendimento pós venda?

Notem que todos esses questionamentos apresentados podem ser usados para qualquer situação: uma vendedora ambulante, uma loja virtual, um professor, enfim! Qualquer pessoa que deseje um crescimento, pode usar esse tópico. Se você gostou desse dica, e pretende utilizá-lá, você esta prestes a utilizar os 4 P’s de Marketing!

Se surgir alguma dúvida, nos contate, deixa – a nos comentários. Bons negócios! 🙂

Um comentário sobre “Como vai o seu “Marketing”?

  1. questões simples como estas,4 P de Marketing, são muitas vezes pouco analizadas pelos empreendedores, mas se bem desenvolvidas podem trazer respostas fantásticas pra o sucesso da organização, e ajudam para o desenvolvimento de estratégias e levar ao crescimento do negócio.

    Curtir

Deixe um comentário

