Pra que isso?


Se, setenta anos atrás, você perguntasse a Henry Luce, pra que serve a revista “Time”? Ele provavelmente responderia, que ela serve para mostrar os eventos sociais mais importantes dos EUA, chamar a atenção de pessoas com uma boa educação e poder social, e é claro, entregar as melhores novidades da semana.

Hoje, a resposta seria: a proposta da revista é fazer tanto dinheiro quanto possível. Todo o resto esta a favor desse objetivo.

O lucro costumava ser a consequência do alcance das metas e objetivos. Hoje, o objetivo é aumentar o lucro. No caso da Times, percebe-se a perda da qualidade.

Se você perguntar para o Gerente de uma cantina de uma escola, qual o objetivo de vender lanche nas escolas, a resposta não será:

Educar crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e ajuda-lás a fazerem escolhas saudáveis com relação a comida.

Não, a resposta provavelmente será esta:

Alimentar as crianças rapidamente, gerar lucro, independente se os pratos são saudáveis.

E se você perguntar a alguém que gerência uma empresa que vende acessórios para cozinha, a resposta provavelmente nao terá nada a ver com, descascar uma laranjas de maneira fácil e eficiente, com acessório durável… A resposta honesta será, fabricar itens fáceis, que quebrem rápidos e que possam ser vendidos em grande quantidade, gerando muito lucro.

Na maioria das empresas, a resposta será sempre a mesma, “para agradar meu patrão”.

Mas, vem cá… A resposta do “pra que isso?” É sobre as decisões não obvias que temos que tomar.

Eu acho que maximizar o lucro pode ser um ótimo objetivo a curto prazo. Entretanto, se esse for o único objetivo, ou o objetivo que guiará a empresa no longo prazo, os funcionários não saberão como agir no longo prazo, principalmente quando os concorrentes tiverem propostas melhores, satisfazendo o que os clientes precisam.

Seja claro sobre o que você está fazendo e porque fazer melhor é importante. Se você não sabe responder essa questão, faça algumas mudanças radicais nas suas ações, AGORA!

Adaptado de: Seth’s Blog – What’s it for?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s