O mapa de tesouro pode ser seu Plano de negócios.


Todo mundo conhece, aquela empresa que começou a todo “vapor” e depois de algum tempo (geralmente um tempo bem pequeno) a empresa fechou as portas. O motivo pode ser vários, mas podemos achar um denominador comum a todas: o pouco conhecimento do mercado e do setor, ou até mesmo a ausência do conhecimento de habilidades pessoais que sua empresa exigia.

 

Uma empresa a todo vapor... só que não!
Uma empresa a todo vapor… só que não!

 

Pense em você indo fazer uma viagem turística, em uma mata fechada, onde você nunca foi, só ouviu falar… nesta mata existem perigos desconhecido, bem como, existem também, várias belezas naturais, que só verá quem se arriscar! Essa analogia, podemos usar para a criação de um novo negócio!

A primeira coisa para quem vai se aventurar em uma “mata”, é conversar com alguém que já foi ou alguém com conhecimento de causa, se preparar para ela: levar material especifico, usar uma roupa adequada, entre outros. Podemos destacar também, a importância, para quem vai se arriscar num ambiente hostil, a presença de um “mapa”, que vai ser o guia no decorrer de toda a aventura.

 

Mata do empreendedor é um pouquinho mais fechada!
Mata do empreendedor é um pouquinho mais fechada!

Ele será consultado toda vez que houver uma dúvida no caminho a seguir, e de acordo com ele, com todo certeza, chegará no caminho correto! O empreendedor precisa ter essa clareza ao ter uma idéia de negócio. Ter uma idéia, perceber uma oportunidade inexplorada será o primeiro passo na caminhada da construção de um “plano de negócio”, aliás, para ficar mais fácil, vamos chamar ele de “mapa”.

Depois de ter tido a idéia, a segunda coisa a se fazer é perceber como está o mercado… existem concorrentes? São muitos? Quais são os diferenciais deles? O que eu posso acrescentar nesse produto/serviço que ninguém faz? Existe espaço para mais uma empresa desse ramo? Qual o melhor local para a instalação? Qual o público que quero atingir? Essas são algumas das perguntas que ajudaram a pensar com clareza. Assim como o explorador da mata, precisou comprar acessórios para sua viagem… você, empreendedor, também precisará ter recursos financeiros para abrir seu empreendimento. O que precisarei comprar para a fabricação do meu produto/serviço? Comprarei um lugar ou alugarei? Precisarei de carro? Quanto eu quero faturar? Precisarei de funcionários e quanto pagarei a eles? Existem fornecedores? Qual o custo de fabricação? Qual será os materiais de suporte administrativo? E quanto ao material de divulgação?

Após essas informações levantadas, seu “mapa” estará quase pronto! Ao final, você deverá responder a pergunta: quanto terei que investir na empresa e em quanto tempo esse dinheiro será retornado. (É claro que se sua idéia, for de um negócio que não exista igual no mundo, que não há termos de comparação, que são o casos de empresas inovadoras geralmente ligadas a internet, popularmente chamadas de startup, esse tipo de plano de negócios não se aplica! falaremos sobre elas, em outra ocasião.)

 

 

Seu plano de negócios pode se revelar um mapa do tesouro!
Seu plano de negócios pode se revelar um mapa do tesouro!

Enfim, essa foi uma maneira simplista de mostra a importância de um “mapa”, ADMINISTRATIVAMENTE falando, de um plano de negócio ou bussiness plan. Não existe nada melhor do que se planejar para estar preparado para enfrentar o que vier. Ele pode ser feito para empresas que ainda não foram abertas e para empresas que já estão no mercado, e não possuem.

Para que busca mais informações sobre isto, deixe nos comentários sua dúvida ou me contate por email, que terei prazer em ajudá-los.

Saiba mais sobre planos de negócios no site do Sebrae.

Anúncios

2 comentários em “O mapa de tesouro pode ser seu Plano de negócios.

    1. Well, I´m very thankful about your coments! My intention, with this blog, is to help the entrepreneur… I know how a information in the right time, is a great support!
      About your doubt, all my information was learned in my graduate course, books, extra courses, in my work, and mainly,of my Mba course(that i am coursing).

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s